Secrets #27 Menorca, um paraíso perto de Portugal

Conforme prometido venho vos falar de Menorca, um paraíso perto de Portugal e que vale mesmo a pena explorar.

Como sabem. exatamente há uma semana atrás fui (ou ia) para Menorca, um paraíso perto de Portugal. Entrei de férias na sexta-feira ao almoço e tudo indicava que na sexta-feira à hora de jantar estaria a aterrar em Maó – no aeroporto da ilha. Não aconteceu como planeado e o voo para Madrid às 16h40 foi cancelado. Fiquei logo preocupada porque era a escala e porque já estava a ver que seria complicado ir até Menorca. Dito e feito, conseguimos voo mas com escala em Barcelona e com chegada no sábado às 08h00 da manhã, menos mal, pelo menos aproveitamos igualmente o dia. Mas este artigo é para falar do que achei da ilha e o que vos recomendo nesta viagem, certo?

Para começar esta é uma viagem para explorar, ou seja, se querem só vidinha de hotel não recomendo. É giro fazer praias diferentes todos os dias, explorar, andar pelos trilhos, isto sim vale a pena em Menorca. Para vidinha de hotel têm opções mais em conta. Não é um destino barato e se for em meses como Julho e Agosto ainda mais caro se torna. Para além disso, por aquilo que nos disseram, a ilha fica impossível nessa altura e por isso é preferível ir em Junho ou Setembro que o tempo está ótimo na mesma e está muito menos confusão.

Menorca é um destino ideal para férias de praia, para namorar, para dar mergulhos, fazer snorkeling e comer bem. A ilha é muito pequena, são menos de 60km de uma ponta a outra! E como fazer a ilha? Alugando carro sem dúvida. Fica super em conta e é a opção mais simples. Podem reservar diretamente no aeroporto ou previamente pela ryanair ou outra operadora.

Eu estive em Menorca de sábado a quinta-feira – 6 dias – e vimos todas as praias que queríamos. Dá perfeitamente para fazer tudo e aproveitar, não andar sempre a correr. A estratégia era normalmente uma praia manhã e uma praia de tarde. Se puderem vão uma semana completa, assim tiram o último dia só para descansar na praia ao lado do hotel, por exemplo.

O nosso roteiro:

• Sábado: Cala en Bosc – a praia do nosso primeiro hotel, mais calma, muito bonita e onde assisti a um pôr-do-sol fabuloso
  • Domingo: Cala Blanca – inicialmente nem estava no nosso roteiro mas um taxista recomendou-nos, era a 5km do nosso hotel e então decidimos ir conhecer; uma boa surpresa, não é das mais lindas mas é bonita e a água com uma cor lindíssima. Passam no Hola Ola, um bar em cima da praia para beber uma refresco e assistir ao pôr-do-sol. Neste dia não fomos a mais nenhuma porque marcamos Spa no hotel e optamos por fazer um pouco de piscina no hotel ao final da tarde
  • Segunda: Sant Tomás e Cala Mitjana. A primeira foi-nos recomendada também por locais, tem a areia mais escura mas tem uma vista lindíssima e a água era bem quente e calma. Não está no top mas se puderem lá passar vale sempre a pena. A Cala Mitjana é LINDA, eu adorei. O caminho até à praia é longo mas vale mesmo a pena. É super selvagem e no dia em que lá estivemos chegou um senhor ao final do dia de barco para fazer Mojitos, gostei muito.
  • Terça: Cala en Brut e Cala Turqueta. Ambas INCRÍVEIS mas completamente diferentes. Não podem esquecer nenhuma delas. A Cala en Brut não tem areal mas é onde se dão os melhores mergulhos. Tem uma vista linda e é mesmo diferente de tudo que já vi, não deixem de visitar. A Cala Turqueta é, para muitos, a preferida. Não sei se foi a minha mas que é linda, isso é. A cor da água deve ser das mais bonitas que já vi e toda a paisagem é incrível. Areia branca, mar calmo, transparente e verde. Ideal para fazer snorkeling.
  • Quarta: Cala Macarella e Cala Macarelletta e Cova D’en Xoroi. Por partes, estas Calas foram as minhas preferidas. São praias que apenas se pode aceder de Bus (apanhando em Ciutadella) ou então a partir de Cala Galdana fazendo o trilho a pé que são cerca de 3km e valem mesmo a pena. Primeiro encontram Cala Macarella e continuando o trilho vão até Macarelletta – que foi a que mais me encantou. Escondida, selvagem, com uma vista de cortar a respiração e uma água LINDA e impossível de mostrar em fotografias. Vale o trilho, que não é difícil, para ver das melhores paisagens da ilha. Ao final do dia fomos à Cova D’en Xoroi assistir ao pôr-do-sol. Um bar lindíssimo, dentro de uma gruta, com música ao vivo e com uma vista brutal. Tem capacidade para 250 pessoas e a entrada são 14€ com uma bebida. Não deixem de passar lá 🙂
  • Quinta: Cala Galdana – a praia do hotel onde estava. Mais normal, mais de famílias mas muito agradável e para dar uns bons mergulhos.

Uma das coisas que mais me surpreendeu foi não haver uma única praia com lixo na areia. As pessoas respeitam a natureza e não poluem a praia. E nem todas as praias têm caixote do lixo mas as pessoas que lá têm passado são civilizadas, YEH! Infelizmente nem sempre acontece.

E agora respondo às vossas perguntas:

1. Voos: eu marquei o meu voo pela Ibéria com escala de ida e regresso em Madrid; como não fui por agência não há charter direto mas faz-se muito bem assim. Podem ver a opção de Madrid ou Barcelona, recomendo ambas. Comprei cerca de 2 meses e meio antes e ficou por 125€ ida e volta, um achado!
  2. Alojamento: levei o alojamento marcado e fiquei em hóteis mais caros. Normalmente não é opção ficar neste tipo de alojamento, no entanto, tanto eu como o meu namorado íamos com o objetivo de descansar, comer bem, dormir numa boa cama, ir ao spa e relaxar. Tendo em conta estes fatores decidimos ir 4 noites para o Lago Resort Menorca (Cala en Bosc) e 2 noites para o Hotel Artiem Audax (Cala Galdana). ADOREI ambos os hóteis. Fomos em regime de meia pensão então o pequeno-almoço e o jantar eram sempre no hotel e eram deliciosos. Muita variedade, muita oferta, muitos sumos naturais, peixe fresco, sobremesas deliciosas. Adorei as refeições nos dois hóteis. Os quartos também eram giros e confortáveis e em ambos os hóteis tínhamos toalha de praia gratuita e acesso ao SPA. O SPA do Lago era espetacular! Passei lá quase 2h no domingo, entre hidromassagem, jacuzi, sauna etc. Os funcionários também super atenciosos e preocupados com os clientes. Ambos os hotéis apenas para adultos então não havia barulho nem confusão de crianças, muito bom mesmo. Preço: entre 150€ – 200€ noite em regime de meia pensão para duas pessoas.
  3. Internet: nos hotéis funcionava lindamente mas também não há rooming.
  4. Transporte para o hotel: se alugarem logo carro no aeroporto não precisam de shuttle, mas caso não o façam, como foi o nosso caso que só pegamos em carro segunda-feira, marquem o shuttle com pelo menos 48h de antecedência. De outra forma chegam ao aeroporto e ou vão de autocarro (e são vários até chegarem aos hóteis) ou de táxi e não é barato.
  5. Alimentação: ao jantar era sempre no hotel e ao almoço normalmente nos restaurantes ao pé da praia, uma média de 15/20€ por refeição. Também depende se escolhem snack ou algo mais puxado mas come-se muito bem e não é difícil encontrar onde comer. Em Macarelletta e Turqueta não há nada por isso vão preparados 🙂
  6. Outras: algumas praias têm limite de lotação e por isso convém verem se estão cheias ou não antes de irem. Ao longo da ilha têm placas com essa informação.

Quem me acompanha viu que fui sempre treinando. Os hotéis têm bons ginásios e aulas de grupo também, desde TRX, a Yoga ou Pilates. Escolhi hotéis direcionados para um estilo de vida ativo e saudável e não me arrependo nada! Adorei mesmo.

E agora deixo-vos fotografias de tudo para perceberem quão bonita é esta ilha:

O Lago Resort Menorca tinha uma zona só de sementes e frutos secos biológicos. Obviamente testei logo no primeiro pequeno-almoço.
Os espaços comuns do hotel eram muito agradáveis. E com pormenores muito bonitos.
Valorizam a sustentabilidade e são muito ecológicos. Não há nada de plástico e é tudo a pensar no meio ambiente.
O nosso quarto tinha uma parte com sofá e Televisão e depois a zona da cama. Super bonito e clean.
E fomos recebidos assim 🙂
Na cala em Bosc. Uma zona com vários hóteis. O nosso era a 2 minutos a pé da praia e em cima da Marina.
O primeiro pôr-do-sol, na Cala en Bosc.
Cala Blanca – a praia que escolhemos para o segundo dia e que gostei muito. A cor da água é mesmo assim.
E aqui passei o meu dia, entre mergulhos e banhos de sol.
E terminei o dia no Spa do Hotel,
Ao terceiro dia decidi comprar um abacaxi que foi comigo para San Tomás.
Playa de San Tomas.
De tarde fomos para a Cala Mitjana, uma das minhas favoritas. Este dia estava nublado e as fotos, infelizmente, não demonstram a beleza da praia.
Cala Mitjana.
Chegou o senhor dos Mojitos ao final da tarde e nós aproveitamos.
Cala Mitjana é de paragem obrigatória.
A chegada a Cala en Brut, talvez das minhas favoritas por ser diferente e por ser assim incrível, como podem ver nesta foto sem filtros.
Fotografamos a manhã toda, estava um dia lindo e paisagem não pede outra coisa.
Impossível não amar, certo? 🙂
Cala en Brut.
De tarde seguimos para a Cala Turqueta. Para muitos a preferida. É realmente linda.
O dia depois ficou com nuvens mas nem isso estragou a tarde neste paraíso.
E este foi o grupo de Cuba e que repetiu em Menorca. E já com o primeiro destino de 2019.
E os melhores pequenos-almoços são os de hotel.
No penúltimo dia, entre Cala Macarella e Cala Macarelleta.
Para mim as mais bonitas e o meu namorado sempre a explorar.
De Macarelleta para Macarella e sem filtros.
O amor é assim.
No meio dos trilhos e encantada com as paisagens.
Com a minha Inês.
E depois fomos ver o pôr-do-sol à Cova D’en Xoroi.
Que é realmente linda e diferente.
Nós e mais algumas dezenas a assistir ao final de mais um dia.
Cova D’en Xoroi.
E a praia do último dia – Cala Galdana.
E a vista da piscina do hotel, incrível.

Foram seis dias maravilhosos e domingo parto para outra aventura. Sou muito feliz a viajar!

Beijinhos e bom fim-de-semana!

Share your thoughts

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.