Secrets #26 Voltar à realidade depois de uns dias na Ilha do Sal

Pois é, o que é bom acaba rápido… e eu já estou de volta à rotina, às madrugadas no ginásio, à minha comida e ao meu Porto. Custa tanto voltar à realidade depois de uns dias na Ilha do Sal, um paraíso a menos de 4h de Portugal. Não conhecia o Sal e fiquei super fã. Recomendo muito para umas férias de descanso, praia e vida boa.

As férias começaram no dia 14, terça-feira e não perdi tempo. Na quarta de manhã eu e as minhas amigas fomos diretas até à Costa Vicentina para quatro dias de muitas gargalhadas, de muitos mergulhos e de bons momentos juntas. Estivemos por Porto Covo, voltei à Ilha do Pessegueiro que adoro e ainda fomos um dia à praia de Odeceixe que é das minhas favoritas. Foi bom para relembrar os tempos de estudantes e para matarmos saudades. E depois fui até Cabo Verde. Agora estou a voltar à realidade depois de uns dias na Ilha do Sal e custa tantoooo!

Sábado de manhã apanhei autocarro para Lisboa, onde fui ter com os meus pais para apanharmos avião para Cabo Verde. O voo dura cerca de 4h00 e em tão pouco tempo chegamos a um verdadeiro paraíso. Em 2016 já tinha estado na Ilha da Boavista e adorei. O Sal também não desiludiu e foram sete dias de verdadeiro descanso e família. Foi tão bom!

Vocês já sabem que eu adoro viajar, adoro conhecer novos locais e novas culturas. Como já tinha estado no país já sabia ao que ia então não faltou um saco grande de roupa para distribuir e pacotes e pacotes de gomas para as crianças (elas lá nas favelas nem imaginam o que isso é então decidimos levar pois já sabia que é um felicidade gigante para eles e acontece poucas vezes). A Ilha do Sal e Cabo Verde no geral é para descansar. Não nos podemos esquecer que estamos em África e tudo que é fora da zona dos resorts é muito pobre. Há zonas de favelas onde nem sequer existe água e o cheiro é intenso e nada agradável. É triste ver que andamos 5km e estamos numa outra realidade… mas infelizmente não é só em África que isso acontece.

O objetivo das férias era essencial descanso, praia, comer, dar mergulhos, fazer caminhadas no areal e dormir. Foi isso que fizemos durante 7 dias. Saímos um único dia do hotel para conhecer a Ilha (super pequena – 30km), visitar as Salinas, ver os tubarões e saber um bocadinho mais sobre a história da ilha e do povo. É engraçado ver que Portugal teve muita influência naquele país e que por exemplo a capital se chama Espargos por ser um nome português. O passeio foi feito de Jipe e valeu muito a pena. Recomendo!

O que mais gosto no país? As pessoas sem dúvida. Os animadores do hotel são super simpáticos e educados. O lema é “No stress”. Como eles se dizem vai-se fazendo, devagarinho, mas faz-se. O importante é viver. E é mesmo!

Vou deixar-vos fotografias e informações relevantes caso queiram ir visitar esta ilha maravilhosa em breve.

A praia. Tem dias nublados mas sabem bem. Quando o sol abre fica insuportável.
O mar é maravilhoso. Água morna, limpa e com esta cor deliciosa. Passava o dia na água.
Por lá também treinei. e fui ao ginásio, apenas 4 vezes nos 7 dias mas já é alguma coisa. Descobri que correr em Portugal é para meninos e que em Cabo Verde, com 80% de humidade, é bem mais intenso.
A vida em Cabo Verde resume-se muito a isto: mergulhos e praia.
Na ponta da praia é a zona dos pescadores onde todos os dias pelas 10h30 chega o peixe fresco.
Pontão da ilha.
Esta é a vista do Pontão. Incrível não é?
O Pontão fica a uns 5 a 10 minutos a pé da praia do hotel.
O hotel tem vários restaurantes e eu adorava o restaurante em frente à piscina para os pequenos-almoços, sempre variados e saborosos.
Depois de uma corrida e de achar que ia cair para o lado depois de perder tanta água. Segredo: hidratar muito!
Fomos conhecer Espargos e esta é a vista do Miradouro da cidade. Em Espargos há um hospital, o único da ilha e tem nome português.
A vista.
Um das vilas que conhecemos.

O Jipe.
Desenganem-se se vão para este país às compras. A única coisa que há são lojas de artesanato. Giras e com coisas típicas. Muita bijutaria. Mas não há mais que isto.
Os bebés andam assim. Não sei se é confortável ou não mas a mim parece-me que a cabeça anda ali a baloiçar. Não resisti e tirei uma foto com este tão lindo.
Buracona. Esta é uma zona da ilha muito bonita e onde se vê o famoso “olho azul”. Nós não vimos porque é preciso céu azul e estava nublado.
Buracona.
Isto é África. É a zona da Miragem e vale a pena. Não há nada, como podem ver.

Depois ainda fomos mergulhar nas salinas que dizem que nos dão 10 anos de vida e fomos ver os tubarões (tive medo! Um deles tinha perto de 2m, mantive-me bem longe). Não tenho fotografias no telemóvel mas tínhamos um fotografo connosco e no final compramos as fotos. Assim que as tiver comigo partilho, ficaram com os meus pais.

Depois do passeio chegamos, almoçamos e fui direta dar mergulhos.

E os restantes dias foram entre a praia, a piscina e os restaurantes…

O hotel tinha muitas zonas verdes e apaixonei-me por estes banquinhos cheios de flores.

A cor da água é linda

A minha mãe apaixonada pelos meninos.

Ainda encontramos o Cape Fruit. Um local lindo, só com comida do bem, onde bebi uma limonada de Hortelã deliciosa. É na vila de Santa Maria e eu recomendo.

O Hotel e o dia a amanhecer.

Informações relevantes:

• Diferença horária: menos 2h que em Portugal
  • Melhor altura para visitar: todo o ano, está sempre calor e é muito húmido
  • Hotel: Fiquei no grupo Oásis Atlântico – Oásis Atlântico Belorizonte e recomendo; é em cima da praia e numa das zonas de praia mais bonitas em Santa Maria; tem 4 restaurantes, atividades todo o dia na praia e nas piscinas, tem 3 piscinas, é super limpo e muito bonito
  • Preço médio em Agosto por pessoa: 1000€ em regime TI
  • Agência: Fomos pela Agência Abreu mas há várias
  • Não é necessário vacinação
  • É essencial beber muita água para não desidratar com o calor
  • Sugestão fora do hotel: passeio pela ilha de jipe
  • Língua: Português
  • Moeda: escudos caboverdianos mas aceitam euros
  • Não esquecer protetor solar 50, é essencial
  • Internet: não há wifi gratuito no Ilha; eu optei por pagar 12,5€ e ter acesso ilimitado durante uma semana à internet, comprei no hotel.

Obrigada Cabo Verde. Um dia irei voltar.

Agora é tempo de voltar aos treinos certinhos, a uma boa alimentação, ao trabalho, aos workshops e a uma agenda mega preenchida em Setembro.

Daqui a um mês estou novamente de férias e até lá não vou parar. Boa semana! 🙂

Share your thoughts

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.