Secrets #23 Hallo Berlim

Hallo Berlim. Regressei a Berlim quase oito anos depois. Em Dezembro de 2010, quando estava de Erasmus em Milão, fiz uma viagem de meninas por Berlim, Bruxelas e Amesterdão. Ainda tinha muitas recordações mas foi bom regressar.

Quando estive em Berlim pela primeira vez a cidade estava coberta de neve. Foi a cidade mais fria que eu já estive, apanhei -13 graus e neve o dia todo. Na altura achei lindíssima, com os efeitos de Natal e todo o encanto dos mercadinhos mas o frio era muito. Desta vez fui no Verão mas o tempo também não foi o melhor. Estava fresco e no domingo choveu mas é sempre bom dizer Hallo Berlim.

Fomos na sexta-feira de tarde e voltamos domingo à noite. Foram dois dias completos e deu para muita coisa depois de 14km caminhados no sábado e 15km caminhados no domingo. A irmã do meu namorado está de Erasmus em Berlim então a ideia foi visitá-la e valeu muito a pena porque ela nos mostrou muitos locais não tão turísticos e que não vi na primeira vez que lá estive. Quem me segue nas redes sociais deve ter acompanhado tudo 🙂

Berlim é uma cidade gigante e o metro é um bocadinho confuso mas os transportes públicos, no geral, funcionam muitíssimo bem. Para comer também não faltam opções mais e menos saudáveis. Recebi muitas recomendações mas não consegui passar em todos os locais, até porque alguns, infelizmente, fecham ao domingo.

Recomendações:

• VOOS: nós fomos pela ryanair, direto Porto-Berlim, até ao aeroporto de schoenefeld; os voos não foram muito baratos mas ainda assim conseguimos por menos de 100€ ir e vir;
  • Quando chegam a Berlim: apanhar o comboio até ao centro de Berlim, é muito fácil, apenas seguido as setas e o bilhete é 3,40€ (cerca de 30 minutos)
  • Como conhecer Berlim: a caminhar, muito; a cidade é plana e por isso faz-se muito bem a pé; Alguns locais é necessário o metro por serem distâncias muito longas
  • Onde comer: Vapiano (Italiano), Dean & David (saudável e delicioso para almoçar ou apenas para um snack) e toda a área da Boxhagener Platzpara para beber um copo, jantar ou simplesmente apreciar os muitos restaurantes, bares, esplanadas e o ambiente desta zona
  • Quantos dias: nós estivemos dois mas penso que três ou quatro serão o ideal para usufruir da cidade sem ver tudo a correr.

Deixo agora as fotografias com as legendas dos locais para que depois seja fácil criarem o vosso roteiro:

Berliner Fernsehturm – a torre mais alta de Berlim. Tem um restaurante e é possível subir. Como estava um tempo cinzento decidimos não subir.
Catedral de Berlim
Lustgarten – vista do jardim
Ao fim-de-semana há vários mercados pela cidade e eu fico assim quando vejo uma banca de fruta.
Escolhi provar a melancia.
Spandauer Vorstadt – Esta é uma das zonas que não conhecia e gostei imenso.
Tem pormenores muito bonitos por toda a zona.
Ainda dentro desta zona entramos numa área mais alternativa mas com pormenores brutais e onde fica a casa de Anne Frank.

Eu adoro estes locais cheios de cor e “confusão” nas paredes.

Almoçamos no Vapiano e embora tenha esperado 1h30 esta massa sem glúten e sem lactose estava uma delicia.
Portão de Brandemburgo – como havia jogo da alemanha estava uma confusão nesta zona, tudo cheio de zonas limitativas que não deu para grandes fotos.
Platz der Republik – a zona do parlamento de Berlim. Tem um jardim super bonito em frente, para estar em dias solarengos.
Espaços à beira rio giros para finais de tarde. Perto do parlamento.

Depois disto fomos para uma zona de bares e restaurantes muito gira ver o jogo da Alemanha – área da Boxhagener Platz. Sofreram muito mas aos 95 lá conseguiram ganhar. Depois jantamos por lá num restaurante Asiático maravilhoso (esqueci-me de tirar foto) e fomos deitar pela 01h da manhã porque tínhamos um outro dia longo pela frente.

Assim despertei em Berlim. No dia anterior passei no supermercado e descobri estes sumos 100% naturais. Fiz este mix de um sumo verde com um iogurte vegan de coco + fruta e granola que levei de Portugal.
Caminhado pelo centro da cidade vão encontrando várias igrejas e edifícios muito bonitos.
Memorial dos Judeus. Um verdadeiro labirinto cheio de história.
Os edifícios são incríveis.
Sony Center – uma espécie de shopping super giro.
Quase a chegar ao muro de Berlim.

Topografia do Terror, é o nome que dão a isto, onde contam toda a história do muro de Berlim.
Mall of Berlim. Um shopping muito giro em Berlim. Vale a pena conhecer.
Almoço no Dean & David. Escolhi a bowl de abacate e frango. Eu como carne muito raramente mas ontem apeteceu-me e estava ótimo.
Terminei com este brownie delicioso.
Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche – a igreja que não foi reconstruida depois da guerra
Terminamos em Friedrichshain. Uma zona alternativa e mega gira em frente ao rio, com cafés, bares, muita cor e bom ambiente. Adorei.
E muito mais havia para ver.

Só faltou o sol e o voo de regresso naõ atrasar 1h30 para ser perfeito. Mas já valeu a pena! Sabe sempre bem sair de Portugal 🙂

Agora só viajo em Agosto…! Pelo menos para fora de Portugal 🙂

Boa semana! Beijinhos

Share your thoughts

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.